Timochenko permanece na Venezuela

Publicado: 2012-01-23   Clicks: 2056

 

 
 
* Coronel Luis Alberto Villamarín Pulido
 
Nota da tradutora:
 
Esse painel ocorreu em novembro do ano passado, pouco depois da morte de Alfonso Cano mas só agora o canal RCN disponibilizou para os participantes. Apesar disso, está atualíssimo porque as coisas na Colômbia continuam avançando num sentido negativo, onde o presidente Juan Manuel Santos já fala em sentar-se para conversar com “Timochenko”, o atual cabeça das FARC, e mesmo contra todas as evidências, continua admitindo Chávez como seu melhor amigo.
 
Chamo a atenção para a contradição entre o deputado opositor venezuelano, Miguel Angel Rodríguez, e o senador colombiano, Armando Benedetti, que deveria defender a Colômbia mas é nitidamente chavista, apesar de pertencer ao partido de la U, fundado pelo ex-presidente Uribe. E ele diz claramente que no primeiro encontro que Santos, já como presidente empossado da Colômbia, teve com Chávez, ficou estabelecido que o tema FARC seria abolido das conversações futuras entre os dois países, atitude que foi duramente criticada tanto pelo deputado venezuelano, como pelo nosso articulista, coronel Luis Alberto Villamarín Pulido que participou brilhantemente do debate.
 
Se alguém quiser entender o que está se passando na Colômbia de hoje, cedendo desavergonhadamente aos ditames do Foro de São Paulo e ao Plano Estratégico das FARC, este vídeo é uma verdadeira aula de valor inestimável.
 
Em um painel de experts acerca da segurança nacional, realizado pelo programa “La Noche” de Claudia Gurisatti para NTN 24, canal internacional de RCN Televisión, participaram o ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe Vélez, o senador colombiano Armando Benedetti, o deputado venezuelano Miguel Angel Rodríguez do estado Táchira, e o coronel colombiano Luis Alberto Villamarín Pulido, para analisar a presença na Venezuela, com a anuência do presidente Hugo Chávez, do terrorista e novo cabeça das FARC, Rodrigo Londoño, cognome “Timochenko”.
 
O ex-presidente Uribe ratificou a denúncia e confirmou que com Chávez as FARC contam com um novo refúgio amável na Venezuela. O senador Benedetti se dedicou a defender a política apaziguadora de Santos e a justificar a ação de Chávez, enquanto que o deputado venezuelano demonstrou um amplo conhecimento do tema para confirmar que não são simples “suspeitas”, senão fatos reais de suma gravidade para a continuidade da democracia e da liberdade no continente.
 
Por sua parte, o coronel Villamarín enfatizou que as FARC renovaram as linhas de ação do Plano Estratégico, transferiram mais frentes para a fronteira, têm terroristas alojados na Venezuela, as autoridades chavistas são seus alcoviteiros, há campos de treinamento político e militar nos estados venezuelanos fronteiriços com a Colômbia, e Chávez não deixou de apoiar as FARC, mesmo que Santos o considere seu “novo melhor amigo”.
 
* Analista de assuntos estratégicos - www.luisvillamarin.com 
 
Tradução: Graça Salgueiro
 
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/dqCChmH68DE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Reciba gratis noticias, articulos y entrevistas

* indicates required

Maintained and Created by: { lv10 }

LuisVillamarin.com, 2015©